S-Kart

Regulamento

Ao confirmar sua participação no campeonato, o participante deverá estar de acordo com os termos do regulamento, abaixo apresentados.

 

DA ORGANIZAÇÃO DO CAMPEONATO

A organização do campeonato será composta por:

a)       presidente

b)       vice-presidente

c)       tesoureiro

A definição da organização será realizada através de indicação e de conhecimento dos participantes do campeonato.

 

DAS REGRAS GERAIS

O campeonato realizar-se-á mediante a inscrição de, no mínimo, 10, e no máximo, 14 participantes.

Cada participante é responsável por sua integridade física dentro das corridas, cabendo aos mesmos assinarem o termo de responsabilidade exigido pelos kartódromos para participar nas baterias.

Os pilotos deverão conhecer e concordar com o regulamento imposto pelo kartódromo. Essas regras valem também para este campeonato. Por exemplo, pilotos desclassificados pela direção de prova não terão seus pontos computados para o campeonato.

A participação de convidados nas baterias oficiais do campeonato, desde que concordem em largar no fim do pelotão, e evitem conduta que possa, direta ou indiretamente, prejudicar deliberadamente algum participante.

É proibida ao piloto a substituição de kart após o sorteio, sob a penalização de ser desclassificado da etapa.

§1º - a exceção fica por conta da confirmação de defeito no kart pelo mecânico oficial da prova, que indicará um novo kart para utilização. 

 

DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES

O critério utilizado para formação das equipes, nos anos anteriores, foi no sentido de procurar manter o equilíbrio na briga pelo título. Pilotos novatos foram agrupados para provarem suas habilidades.

Em havendo necessidade, pela substituição de participantes, poderá haver, antes do início do campeonato, uma reconfiguração das equipes.

 

DAS AUSÊNCIAS (NO-SHOW)

Visando a manutenção da credibilidade do A-Kart e a fim de evitar prejuízo aos participantes, como equipe, será monitorada a participação de cada piloto, que deverá ter, ao fim do campeonato, ao menos 70% de participação nas etapas (ou seja, 7 corridas). Aqueles que não atingirem esse percentual ficarão sujeitos a suspensão na temporada subsequente.

Em adição a esta regra, o percentual de participação será averiguado a cada etapa. Aquele piloto que atingir 4 ausências (no-show) em sequência estará sujeito a perder seu lugar na equipe para um piloto que estiver participando individualmente, caso haja um número ímpar de participantes no campeonato, ou para outro piloto da fila de espera. Esse piloto poderá continuar participando do campeonato, mas agora como participante individual, até o final da temporada, quando será aplicada a penalidade de suspensão.

 

DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS ETAPAS

O campeonato realizar-se-á de em kartódromos situados na região de Brasília-DF:

- Carrera Kart (Parque Sarah Kubitschek)

- Brasília Kart (DF 250, km 7,5)

Serão realizadas etapas intercaladas em cada kartódromo, iniciando na semana dia 19/04/2023 (em data a definir), no Carrera Kart, conforme o calendário da competição.

No caso de impedimento de realização de corrida no kartódromo estipulado para aquela etapa, a corrida realizar-se-á, caso disponível, em um dos outros kartódromos (substituto), invertendo-se a localização na etapa seguinte, mantendo-se sempre uma divisão equilibrada de etapas em cada kartódromo.

 

DO CUSTO DE PARTICIPAÇÃO

A fim de custear a confraternização e a premiação ao final do campeonato, será cobrada de cada piloto, uma taxa de inscrição no valor de R$100,00. Esta taxa deverá ser recolhida até a véspera da primeira etapa ou conforme programação da tesouraria, sob pena de desclassificação do campeonato.

Para se credenciar a participar de uma bateria, o piloto deverá estar regularmente inscrito no campeonato, mediante inscrição aceita pela organização do A-Kart.

É responsabilidade de cada participante do campeonato o pagamento da taxa de participação em cada etapa na data de realização, ao próprio kartódromo, seguindo a regra de pagamento estipulada por este.

Qualquer tipo de promoção ou bonificação coletiva oferecida pelo kartódromo será rateada entre os participantes.

 

DA PREMIAÇÃO

Ao final do campeonato, os 03 (três) primeiros colocados individuais, e a equipe campeã, farão jus a um troféu. Os demais pilotos receberão medalhas de participação.

Ao final da última etapa, podendo ser realizada no mesmo dia, ou em outra data a ser combinada entre os participantes e confirmada pela organização, será realizada uma confraternização para a premiação.

 

DA DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

Todas as informações sobre o campeonato serão divulgadas no site do A-Kart, ou através do grupo no aplicativo Whatsapp.

 

DO CALENDÁRIO

O Campeonato possui um calendário com 8(oito) etapas a serem realizadas durante o ano, mensalmente, sempre na segunda sexta-feira do mês, iniciando-se no mês de abril e terminando em Novembro.

As datas e horários das etapas serão divulgados oportunamente em nosso site.

Mudanças de data apenas serão permitidas nos casos elencados abaixo e mediante as seguintes condições:

- indisponibilidade de todos os kartódromos possíveis para realização da etapa;

- imprevisto de força maior que afete um ou mais participantes que deverá ser apresentado ao grupo para votação. Para que o adiamento seja aprovado, deverá haver a concordância de maioria dos participantes do campeonato, caso contrário, a etapa será realizada na data prevista. A intenção é que na nova data haja um número maior de participantes que na substituída.

- a data a ser utilizada será sempre a sexta-feira anterior ou subsequente;

 

DO EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA

Todos os pilotos deverão utilizar, obrigatoriamente, o seguinte equipamento:

- capacete (próprio ou fornecido pelo kartódromo);

- balaclava (poderá ser adquirida no kartódromo) em caso de capacete compartilhado;

- luvas (poderão ser adquiridas no kartódromo);

 

DA DURAÇÃO DAS PROVAS

A 1ª etapa do campeonato terá duração de 20 minutos, sendo 05 de Classificação e 15 de Corrida.

As demais etapas terão 20 min de corrida, sem classificação.

 

DA CLASSIFICAÇÃO DE LARGADA (GRID)

Na 1ª etapa, o grid será formado pela ordem dos melhores tempos obtidos no período de 05 min de classificação.

O grid invertido:

A partir da 2ª etapa, o grid de largada será composto pela ordem invertida da classificação no campeonato no momento da realização da bateria, baseado na pontuação geral líquida (com descarte). Ou seja, o líder do campeonato largará em último, o segundo colocado em penúltimo, e assim por diante. Os pilotos faltantes na etapa anterior largarão nas últimas posições, ainda mantendo entre si a ordem inversa do campeonato. Esta penalidade será aplicada apenas a partir da segunda falta de cada piloto.

 

DA PONTUAÇÃO

A pontuação, em cada etapa, será atribuída conforme a tabela de pontuação abaixo, sendo as posições de chegada aquelas homologadas pela classificação oficial do Kartódromo:

  

Posição de chegada Pontos
25
21
18
15
13
11
9
8
7
10º 6
11º 5
12º 4
13º 3
14º 2


 

DOS BÔNUS DE PONTUAÇÃO

Será atribuído 01 (um) ponto de bonificação ao piloto autor da volta mais rápida (em corrida) de cada etapa (ponto de volta mais rápida).

A organização da prova irá realizar a verificação da bonificação acima após a realização da prova e poderá fazer uso das filmagens para validação. 

 

DOS DESCARTES

Será considerado o descarte de 01 (um) resultado de cada piloto, sendo este o seu pior resultado no campeonato. A pontuação decorrente deste descarte será chamada pontuação líquida do piloto, e será esta a utilizada para definição da tabela de classificação.

 

DA CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

Ao final de cada etapa, será atualizada a pontuação e a classificação geral do campeonato.

Ao final da temporada, o piloto que tiver o maior número de pontos (pontuação líquida) será o campeão da temporada.

 

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de empate em quaisquer colocações, inclusive para decisão do campeão, serão usados os seguintes critérios.

  1. Piloto com a maior pontuação bruta.
  2. Piloto com maior número de vitórias.
  3. Piloto com maior número de segundos lugares. 
  4. Piloto com maior número de terceiros lugares. 
  5. Piloto com maior número de voltas mais rápidas.

 Em caso da persistência de empate para os critérios acima descritos, os pilotos empatados farão jus à divisão da classificação.

 

Itens omitidos neste regulamento serão analisados e julgados pela Organização do Campeonato.

Próximas corridas

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