S-Kart

Bem, amigos, aqui vai um artigo que é uma compilação de várias dicas colhidas aqui e ali... Para os iniciantes.

1) Aproveite as retas longas para aliviar as mãos do volante e respirar fundo. A partir daí, nunca mais você vai acabar uma corrida com dores nos pulsos nem com a boca seca!

 

2) COMO SEGURAR O VOLANTE

Deves agarrar o volante na posição equivalente à dos ponteiros de um relógio às 22:10 horas. Observando fotografias de pilotos profissionais de kart, vês isso mesmo.

Esta posição dá ao piloto uma boa sensação de controle sobre o kart.

Mas, o mais importante, é que esta posição melhora a transferência de peso do piloto para o eixo dianteiro do kart, dando melhor aderência em curva.

Ao fazer a curva, mantenha as mãos firmes e obviamente, uma mão vai descer e a outra vai subir. A mão que faz força sobre o volante deve ser sempre a que empurra para cima, em vez da que puxa para baixo. Assim o peso do corpo é transferido para a parte mais alta do volante e através do efeito de alavancagem, transferindo mais peso para o eixo da frente.

 

3) POSIÇÃO DE CONDUÇÃO

Quando sentar no kart, tens que manter as costas reta e a cabeça levantada. Uma boa postura transmite, ao piloto e aos outros, a sensação de que não se está para brincadeiras… 

 

4) CONCENTRAÇÃO CURVA A CURVA

Na pista, a tua atenção tem que ser exclusivamente à próxima curva. Não podes andar na pista a pensar no cronometro ou na posição em que estás ou quantos pontos vais fazer, etc, etc...

Tens que pensar sempre na próxima curva. Lembrando qual foi o ponto de travagem e a trajetória na volta anterior. Se na volta anterior achou que travou demais, nesta tens que te lembrar em que ponto travou para saberes que tens que travar um bocadinho mais tarde desta vez.

A volta rápida deixa de ser a tua causa e passa a ser uma conseqüência natural.

 

5) Nunca olhar para trás:

Além de desviar a atenção do que é efetivamente importante, ao mostrar a quem vem atrás de ti, que você sabe que ele está lá, dá-lhe mais força para tentar te ultrapassar. Se ele vê que sabes que ele está ali atrás, vai sentir-se muito mais à vontade para arriscar do que se não tivesse essa certeza!!!! Além do mais, se ele for "rato", vai te enganar, dando sensação de que vai por um lado e depois vai por outro!

 

6) Treino 

Use as duas primeiras voltas do treino para aquecer bem os pneus. Um kart com pneu frio não faz boas voltas.

 

7) Acelerar na curva? 

Um assunto muito debatido entre os pilotos é sobre a aceleração em curva, já que muitos, principalmente no kart indoor, não tiram o pé do acelerador enquanto freiam deixando a rotação do motor alta na saída da curva. Já foi provado que isso pode ganhar alguns décimos de segundo no início da prova, porém com o desgaste da embreagem o kart perde rendimento muito rapidamente e acaba não valendo a pena. A melhor forma de fazer a curva é frear no menor tempo possível, tirando o pé do acelerador, e voltar a aceleração rapidamente. 

 

8) Largada 

Muitos pilotos ficam acelerando na hora da largada e segurando no freio para somente soltar o pedal no momento da largada. Essa atitude faz nós voltarmos no assunto anterior, pois a aceleração mais freio faz a embreagem queimar e o kart perder rendimento. O correto é você acelerar somente quando der a luz verde. 

Tornou-se rotineiro ver pilotos pulando no kart no momento da largada, como se esse movimento tornasse o kart mais leve. Mas analisando fisicamente, você pode perceber que o kart fica mais leve quando você pula, porém quando você cai nele de volta, o peso da queda é maior que somente o peso do seu corpo, assim esse é um movimento em vão, que só prejudica o chassi do kart. 

Parte 2

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